quarta-feira, 2 de abril de 2008

Relatório de Actividade - Veterinário Solidário





Every day many animals are abandoned in Portugal, primarily dogs and cats. In 2005 an evaluation of 3 animal shelters of Coimbra region was performed and was verified that the majority intake were intact young females. In order to try to improve the sheltered animal’s welfare, a neutering program commenced between a veterinary center in Vila Nova de Poiares and those shelters. The surgeries have been voluntarily performed by the 2 veterinarians at clinic facilities under general anesthesia and using the hook technique which greatly reduced the incision size and surgery time. In queens, the left flank access is preferred and in all cases the intradermic suture was performed. Between 2005 and 2007, 758 animals were neutered, and almost 100% of those animals were adopted. Since the veterinarians are volunteers and their techniques minimize the cost of materials and the after care, as result of this surgery the improvement in the quality of life of animals increased, as the animals would possibly never had been adopted if left intact. In addition, undesirable litters are avoided and the Portuguese public is progressively being educated about the importance of animal population control, responsible ownership, as well as the safety of this surgery for their own animals.

*******

Todos os dias animais são abandonados em Portugal, principalmente cães e gatos. As pessoas abandonam seus animais de estimação por diversas razões, como ninhadas não desejadas, mudança de casa, falta de condições monetárias para os manter ou total falta de interesse. A opção mais fácil é deixar os animais na rua, na esperança de que serão adotados. Quando isto não acontece tanto podem acabar em abrigos e associações animais que cuidarão deles, como podem ser recolhidos pelos serviços municipais e levados ao canil, onde seu tempo de vida é governado pela lei da autoridade local - normalmente 8 dias. Infelizmente a realidade nos mostra é que estes animais que foram postos na rua por seus donos na maior parte das vezes acabam por ficar na rua, sem rumo, não desejados por ninguém e submetidos à todo tipo de crueldade, doenças e em muitos casos, destinados a uma morte triste. Os sobreviventes reproduzem-se livremente e acabam criando em sua volta um número ainda mais elevado e um problema ainda maior de animais de rua. Uma cadela e seus descendentes podem gerar 73.000 cachorros e uma gata pode produzir 240.000 gatinhos em 6 anos.

Dos muitos animais que estavam no ano de 2005 em abrigos da região de Coimbra rapidamente verificamos que raros eram os animais esterilizados e que o número de fêmeas era significativamente mais elevado do que o número de machos (70% e 30% respectivamente). Essa maioria de fêmeas se devia tanto pela maior entrada de animais deste sexo como também pela menor taxa de adoção em comparação aos machos. A explicação frequente é que as pessoas não querem a responsabilidade de uma ou mais ninhadas no futuro, tampouco arcarem com a despesa de uma cirurgia de esterilização, que na região de Coimbra pode chegar até 150 euros no caso de gatas e no caso de cadelas 250 euros ou mais - despesa que ainda pesa num orçamento familiar se considerarmos que o salário mínimo nacional é de 426 euros. As associações também não dispõem de recursos financeiros para esterilizações massivas, e não existem apoios governamentais para o efeito em Portugal.

Em um esforço para ajudar a mudar essa situação, foi iniciado um programa de solidariedade do centro veterinário Cãofraria dos Bichos, de Vila Nova de Poiares, para com as associações de bem estar animal da região, quais sejam, Agir pelos Animais (Coimbra), APAFF (Figueira da Foz) e Centro do Cedro (Miranda do Corvo). Os animais saudáveis recolhidos por estas associações são vermifugados e esterilizados, visando o controle populacional bem como facilitar a sua adoção.

A cirurgia de esterilização é executada sob anestesia geral e é utilizada a técnica do gancho, extremamente segura e que reduz drasticamente o tamanho da incisão e o tempo da cirurgia. Em gatas é utilizado o acesso lateral esquerdo, devido à melhor cicatrização e ausência de complicação pós-cirúrgica, como verificou-se neste programa. A sutura realizada é intradérmica e após recuperação em canis ou transportadoras – no caso dos gatos – os animais estão aptos no dia seguinte a seguirem para novos lares ou, em alguns casos específicos, serem soltos novamente no local de onde foram retirados – no caso de gatos ferais e cães de comunidades.

Desde 2005 até o final de 2007 foram esterilizados 758 animais, na sua grande maioria fêmeas e na faixa etária dos 10 meses aos 2 anos de idade. Apenas no ano de 2007 foram esterilizados 358 animais, sendo 7 cães, 87 cadelas, 135 gatos e 129 gatas. Neste primeiro trimestre de 2008 já foram realizadas 118 esterilizações, sendo 28 gatos, 68 gatas e 22 cadelas.

A taxa de adopção dos animais esterilizados é de quase 100%, portanto, com o trabalho voluntário do veterinário, que dispensa em média 45 minutos do seu dia nas esterilizações do programa, e com técnicas que minimizam o custo dos materiais e o tempo de recuperação do paciente, é possível aumentar em muito a qualidade de vida de animais que provavelmente nunca seriam adotados caso não fossem esterilizados.

A realidade destes abrigos também mudou, segundo os responsáveis das associações beneficiadas. Com a esterilização há uma procura muito maior para adoção tanto de machos como de fêmeas e o tempo de albergue dos animais desde sua entrada até adoção diminuiu significativamente, fato que levou com que um maior número de animais pudesse ser acolhido no mesmo período de tempo.

Também ao tornar cães e gatos abandonados em animais de estimação da família, novos potenciais clientes também são criados, já que ao serem adotados a grande maioria dos novos proprietários leva seus animais a vacinações e consultas regulares em veterinários de sua confiança. Além disso, as crias indesejáveis são evitadas e o público português está sendo gradualmente educado sobre a importância do controle da população animal, da posse responsável, bem como da segurança desta cirurgia para seus próprios animais.

Nenhum comentário: