terça-feira, 21 de abril de 2009

Toxoplasmose



Toxoplasmose é uma parasitose causada pelo Toxoplasma gondii , que afecta humanos e animais de sangue quente.
Em Portugal, a sua prevalência em humanos é de 35% no Sul e de 65% no Norte do país, com uma taxa de 11 casos da forma congénita para cada 10 mil nascimentos e uma média de 124 novas crianças infectadas todos os anos.
Geralmente associa-se a doença aos gatos mas a ingestão de carne mal passada é considerada a forma mais comum de infecção. Apesar dos gatos terem a particularidade de eliminarem os cistos do Toxoplasma através das fezes, só o fazem caso estejam infectados e mesmo assim, durante um breve período da sua vida. Outras espécies, como cães, só têm uma forma de transmitirem a toxoplasmose a nós humanos: se comermos sua carne, e mal passada.
Mas como eu sei se meu gato está infectado ou não? Só fazer o teste. Nós testamos em 2008 129 cães e gatos aleatoriamente de várias regiões dos distritos de Coimbra, Aveiro e Arganil, e o resultado foi de 61 positivos! E todos pareciam muito saudáveis...
Tanto em animais como em humanos saudáveis geralmente o Toxoplasma não vai provocar mais do que uma febre passageira, na maior parte das vezes nem isso. Mas em imunossuprimidos e grávidas essa pode ser uma infecção muito grave, até mesmo fatal mas ao contrário do que muitos pensam, podem sim continuar com seus animais de estimação, é só testá-los no caso dos felinos e, caso negativos não têm de se preocupar.
Mas para que nunca apanhem a doença nunca deixe seus gatos comerem carne crua ou caçar. E o principal: nunca coma carne mal-passada!